Polícia Civil deve concluir em 30 dias inquérito sobre acidente com bonde no Rio de Janeiro

Arquivado em:
Publicado Segunda, 29 de Agosto de 2011 às 06:10, por: CdB

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Polícia Civil deve concluir, em 30 dias, o inquérito aberto para investigar o acidente com o bonde que matou cinco pessoas e feriu mais de 50, no bairro de Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. Segundo o delegado do bairro, Tarcísio Jansen, será preciso aguardar os laudos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) para determinar o motivo do descarrilamento do veículo.

O laudo da perícia policial deve ficar pronto entre 15 e 20 dias. Além disso, serão ouvidas testemunhas, sobreviventes do acidente e funcionários da empresa que administra o bonde de Santa Teresa, a Central Logística, durante o inquérito. Caso seja comprovada a culpa de alguém, seja da empresa, do condutor, ou de outra pessoa, o responsável poderá ser indiciado por homicídio e lesão corporal culposos (quando não há intenção).

“Acredito sinceramente que o laudo pericial vai ser conclusivo. Ele vai determinar a causa do acidente. Espero concluir esse inquérito de forma tranquila e apresentar ao Poder Judiciário todas as provas. Nada vai ser feito de forma precipitada”, disse o delegado.

O bonde de Santa Teresa é um tradicional veículo sobre trilhos carioca que liga a parte baixa do centro da cidade ao bairro, localizado no alto de um morro. Entre os usuários do bonde estão turistas.

Há quatro dias no Rio, a inglesa Michele Carvalho disse que chegou, junto com as três pessoas que viajam com ela, a tentar andar no bonde antes do acidente. Mas, segundo a turista, os quatro desistiram ao ver que o bonde estava muito cheio.

“É uma tragédia horrível. É muito triste para as pessoas daqui [de Santa Teresa] e para o Rio. Nós tentamos andar no bonde no nosso primeiro dia. Ficamos esperando, mas, quando ele chegou, estava muito lotado. Então, optamos por pegar um táxi”, disse.

O governo do Rio de Janeiro interrompeu, por tempo indeterminado, a circulação de bondes em Santa Teresa.

Edição: Juliana Andrade

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo