Polícia antiterrorista francesa prende oito islâmicos suspeitos

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Janeiro de 2004 às 08:33, por: CdB

A polícia antiterrorista da França deteve até oito islâmicos suspeitos nesta terça-feira como parte de uma investigação sobre o possível recrutamento de cidadãos franceses para lutar com separatistas tchetchenos, disseram fontes policiais e judiciais.

Autoridades do DST, serviço de segurança doméstico, prendeu os suspeitos em incursões durante a madrugada no bairro de Venissieux, em Lyon, no leste da França, disse a polícia.

O imã do bairro é o pai de Mourad Benchellali, preso por forças dos EUA no Afeganistão e agora detido na base militar dos EUA na baía de Guantánamo, em Cuba.

Cerca de dez pessoas, a maioria argelinos e franco-argelinos, já estavam presos como parte de uma investigação sobre a Tchetchênia lançada por juízes antiterroristas franceses em dezembro de 2002. Menad Benchellali, irmão de Mourad Benchellali, está entre os presos.

Os suspeitos são acusados de planejar ataques contra alvos russos na França, incluindo a Embaixada da Rússia em Paris, para se vingar da morte de um líder da guerrilha tchetchena de origem árabe, assassinado por tropas russas.

O governo russo luta contra uma insurgência na Província da Tchetchênia (sul da Rússia), predominantemente muçulmana, desde o fim da União Soviética, em 1991.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo