Polícia alemã evita atentado a QG dos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 7 de setembro de 2002 as 00:43, por: cdb

As autoridades alemãs detiveram um turco e a sua companheira norte-americana em um apartamento onde havia mais de 130 quilos de explosivos que seriam usados em um ataque ao Quartel-General do Exército norte-americano na Alemanha, por ocasião do aniversário do 11 de Setembro.

As autoridades suspeitam que o casal tivesse como alvo o comando de Heidelberg, onde a mulher detida trabalhava em um supermercado de uma das muitas instalações dos Estados Unidos na região.

Porta-voz do Ministro do Interior para o estado de Baden-Wuerttemberg, Estefan Kleibach, disse que a Polícia apreendeu os explosivos quando deteve o casal no seu apartamento perto da cidade de Heidelberg.

Dentro do apartamento, as autoridades encontraram um pôster de Osama bin Laden, literatura islâmica e um manual para a produção de bombas.

Não foram revelados nomes, mas a Polícia disse que o preso tinha 25 anos e nacionalidade turca, mas foi criado na Alemanha. De acordo com Kleibach, trabalha ou numa loja ou numa fábrica que vende produtos químicos.

A sua companheira de 23 anos trabalha num supermercado da base norte-americana em Heidelberg, cidade que é a sede do Exército norte-americano na Europa.

Segundo o porta-voz do ministro do Interior, nenhum dos dois detidos estava cooperando com os investigadores. O homem tem antecedentes de pequenos delitos que incluem roubo e uso de estupefacientes.

O chefe da Polícia do estado de Baden-Wuerttemberg, Thomas Schaeuble, disse haver indicações de que se planejava um ataque para o 11 de setembro.

Schaeuble acrescentou ainda que o indivíduo turco é um muçulmano profundamente religioso “que guarda ódio aos norte-americanos e judeus”.

A Polícia também prendeu um alemão de origem afegã residente em Hamburgo. Três dos seqüestradores envolvidos no 11 de setembro tinham uma célula em Hamburgo. Um deles, Mohammed Atta, que se acredita coordenou os atentados de 11 de setembro e pilotou o primeiro avião que atingiu o World trade Center.

O Quartel-General do Exército norte-americano na Europa é em Heidelberg, ao passo que o Comando Europeu, que supervisiona as operações militares na Europa e em algumas zonas de África, é sediado em Baden-Wuerttemberg, perto de Stuttgard.