Pode nevar na Serra gaúcha nos próximos dois dias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 28 de agosto de 2003 as 09:41, por: cdb

Pode nevar mais uma vez na serra gaúcha nas próximas 48 horas. O frio intenso e seco dos últimos dias passa a ser úmido a partir desta quinta-feira e áreas de instabilidade que avançam do mar em direção ao continente trazem chuva para o sul e leste do Rio Grande do Sul. Sábado deve ser o melhor dia para ver neve.

Nesta madrugada foram registrados 2,8 graus abaixo de zero na estação da Climatologia em São José dos Ausentes e, conforme a Climaterra, a mínima alcançou -2,6°C em São Joaquim, com nevoeiro congelado em Clevelândia (PR).

Conforme o meteorologista Eugênio Hackbart, um centro de alta pressão extremamente potente sobre o mar na costa da Argentina vai impulsionar o ar úmido para o Rio Grande do Sul.

Hackbart explica que a chance de neve será favorecida ainda pela combinação entre umidade, precipitação e ar gelado. A Rede de Estação de Climatologia Urbana de São Leopoldo não descarta a possibilidade de a neve se acumular nos Aparados da Serra e no Planalto Sul Catarinense durante a sexta-feira. Nesta quarta-feirajá houve precipitação de neve granular em Caçapava do Sul, sul gaúcho, e relatos de queda de flocos em Gramado.

Apesar da tendência de tempo instável, o sol deve aparecer, principalmente durante esta manhã e tarde. No oeste gaúcho o tempo permanece seco e frio, com formação de geada durante a madrugada. Chove nesta manhã no sul gaúcho e a instabilidade deve avançar para o nordeste gaúcho até o fim do dia, aumentando a possibilidade de neve.