PMDB recebe a liderança do Congresso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de maio de 2003 as 03:21, por: cdb

A liderança do Congresso atualmente é, atualmente, do senador Aloizio Mercadante (PT-São Paulo). O governo decidiu nesta quinta-feira dar ao PMDB este cargo. Há rumores que quem assumirá o cargo na próxima terça-feira será o peemedebista Amir Lando.

O motivo da mudança é o temor de que o PMDB passe a integrar a ala oposicionista, composta atualmente pelo PFL e PSDB. Lando já se pronunciou a respeito e diz que se for convidado para o cargo vai aceitar e diz que isso representa o início da integração do PMDB na base de apoio ao governo.

O acordo foi fechado com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PMDB, Michel Temer, nesta quinta-feira. Aloizio Mercadante disse que apóia a decisão e nega que sua substituição tenha sido uma retaliação do governo às suas recentes críticas à política econômica.

Os peemedebistas deverão ter outras de suas reivindicações atendidas. O senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas adiantou, entretanto, que a liderança poderá abrir caminho para uma reforma ministerial. Ainda não está definido se o partido ocupará algum cargo de primeiro escalão.