PMCG apoia ação de incentivo à prevenção da doença renal e doação de rim neste sábado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 12:21, por: cdb

Atualmente, em quatro hospitais da cidade, mais de 400 pacientes se submetem semanalmente a sessões de Terapia Renal Substitutiva, a hemodiálise, que é o tratamento que visa “substituir” os rins que não conseguem desempenhar as suas funções de remover líquido e substâncias tóxicas do sangue. Para conscientizar e esclarecer a população sobre as doenças renais, os profissionais do Hospital Dr. Edgley, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, estarão realizando neste sábado, 10, uma ação para celebrar o Dia Mundial do Rim, que aconteceu no último dia 8.

Os profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos do Hospital Dr. Edgley e de outros estabelecimentos de saúde, estarão na Praça da Bandeira, no centro da cidade, das 8h às 12h, com faixas, cartazes e material informativo para distribuir com a população. Durante a ação, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde também estarão oferecendo serviços como verificação de pressão arterial, testes de glicemia e tipagem sanguínea.

A enfermeira Maria do Socorro Cruz, que está coordenando a ação, realizada pela terceira vez no município, agradeceu o empenho da Secretaria Municipal de Saúde, através da secretária Tatiana Medeiros, em apoiar o trabalho de prevenção da doença renal. Socorro Cruz informou que está contando com o apoio dos outros hospitais da cidade que realizam a hemodiálise, o João XXIII, Antônio Targino e a FAP, além da Central de Transplantes e do ISAS (Instituto Social de Assistência à Saúde).

A campanha é realizada anualmente em todo o país, através da Sociedade Brasileira de Nefrologia.