PMB inicia limpeza do canal do Marte

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 16:13, por: cdb

Kátia Aguiar/Fotos:Oswaldo Forte

O trabalho de dragagem mecânica e limpeza manual do canal do Marte iniciou nesta quinta-feira, 19. Uma equipe formada por 20 garis executa a limpeza manual e dois operadores de máquinas, que utilizam o equipamento “dragline”, fazem a dragagem mecânica do fundo do canal. Dois caminhões também estão sendo usados para transportar todo lixo e entulho para o aterro sanitário do Aurá.

O canal de Marte, que faz parte da bacia do Tucunduba, tem cerca de 1 km de extensão. O trabalho de limpeza do canal é paliativo, o problema de alagamento da avenida João Paulo II e vias transversais só será resolvido de forma definitiva com a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, obra a ser realizada pelo Governo do Estado.

O trabalho de limpeza faz parte da Operação Inverno realizada desde agosto de 2011 pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com o objetivo de limpar e dragar todos os 68 canais de Belém e assim, minimizar os efeitos dos alagamentos na época chuvosa. Já foram retiradas mais de 130 toneladas de lixo e entulho dos 48 canais que foram limpos na Operação Inverno. “Há canais, como o da Três de Maio, que já foram limpos três vezes em menos de seis meses e os trabalhadores continuam tirando entulho que vão desde geladeiras, fogões e até sofás”, detalha Ivan Santos, titular da Sesan.

O Secretário pede a parceria da população para que evite jogar lixo e entulho dentro e nas áreas próximas aos canais. “O cidadão pode solicitar, através do 156, o serviço de retirada de entulho e também denunciar quem está depositando lixo fora dos horários de coleta. Parte da população tem sido muito parceira e, temos observado um aumento nas denúncias que já levaram a flagrantes de crimes ambientais, que foram levados para a Delegacia do Meio ambiente”, explica Ivan Santos.