PM ocupa o Cantagalo após madrugada de violência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 3 de setembro de 2004 as 10:08, por: cdb

A PM está ocupando os principais acessos aos morros do Cantagalo, em Ipanema, e do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. Cerca de 20 policiais militares do Grupamento Especial Tático-Móvel (Getam), armados de fuzis, estão subindo o Cantagalo. Um homem foi preso e uma bazuca foi apreendida pela polícia no Morro do Cantagalo. O preso e a arma estão na 13ª DP (Copacabana).

Durante a madrugada desta sexta-feira, traficantes de uma facção rival tentaram invadir o morro. Houve troca de tiros e uma granada chegou a ser usada. A Escola Municipal José Linhares suspendeu as aulas. O comércio está abrindo as portas normalmente. Há informações ainda não confirmadas de que teriam feridos no alto do morro.

Um comerciante do Bar Boteco, que lavava a calçada na Rua General Osório, foi vítima de uma bala perdida. Ele está internado no hospital Miguel Couto, no Leblon. O intenso tiroteio, desde as 4h25m da madrugada, apavorou os moradores da Zona Sul. Alguns moradores do morro chegaram a abandonar suas casas.

Por motivos de segurança o Túnel Martins Sá, que liga as ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia, foi fechado ao trânsito. O trânsito da Rua Teixeira de Melo, um dos acessos ao morro, está impedido. As ruas Barão da Torre, Teixeira de Melo, Jangadeiros. Nascimento e Silva, chegaram a ficar fechadas.

O morro, de acordo com a polícia, é dominado por bandidos do Comando Vermelho e foi invadido por quadrilhas rivais do Terceiro Comando que tentavam tomar o domínio das bocas-de-fumo, na favela. Conforme as informações da polícia, os invasores se dividiram em dois grupos, que entraram na favela pelas escadarias da Rua Teixeira de Mello e pelo acesso ao Morro Pavão Pavãozinho, em Copacabana.