PM do Rio inicia instalação de duas UPPs no Alemão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de abril de 2012 as 11:50, por: cdb
Desde a madrugada, integrantes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) operam nas comunidades do Morro do Adeus e no Morro da Baiana

A Polícia Militar do rio iniciou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira mais uma importante fase do processo de pacificação dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capítal, beneficiando assim milhares de moradores que por décadas viveram sob domínio do tráfico de drogas.

Desde a madrugada, integrantes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) operam nas comunidades do Morro do Adeus e no Morro da Baiana.

Ainda nesta quinta-feira terão início as ações de policiamento e revista, à procura de criminosos que ainda possam estar atuando na área. O objetivo é preparar a chegada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas duas localidades. As datas de inaugurações dessas novas UPPs ainda serão divulgadas. Participam também da operação policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Campanha, do Grupamento Aero-Marítimo (GAM) e do 22º BPM (Maré).

Agentes da Coordenadoria de Inteligência (CI) da PM vão cumprir mandados de prisão de marginais nas duas localidades e a Polícia Militar está solicitando a colaboração dos moradores para a ação do BPChoque e do BOPE nos próximos dias. Uma forma importante de colaborar, segundo a PM, é denunciar criminosos, esconderijos e locais onde estão guardadas armas, drogas e outros produtos ilegais.

Além disso, todos os moradores devem andar com documentos de identificação e os motoristas e motociclistas serão solicitados a mostrar documentos de propriedade de seus veículos, bem como a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete.

O Batalhão de Choque e o BOPE solicitam que sejam feitas denúncias de locais com drogas, armas ou criminosos pelos telefones 2332-8486 (BPChoque) e 2334-3983 (BOPE). Os moradores também podem recorrer ao Disque-Denúncia, pelo telefone 2253-1177.

A Polícia Militar iniciou no dia 27 de março deste ano a substituição do Exército no processo de pacificação do Complexo do Alemão e da Penha. Homens do BOPE e do Batalhão de Choque começaram a ocupar as favelas Nova Brasília e Fazendinha, cujas sedes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) foram inauguradas no dia 18 de abril. A expectativa é de que até o fim de junho, a Polícia Militar tenha substituído o Exército em todo o Complexo.