Plano Nacional de Turismo visa criar 1,2 milhão de empregos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 27 de abril de 2003 as 17:02, por: cdb

O governo federal lança na terça-feira o Plano Nacional de Turismo, que fixa diretrizes e programas a serem implantados até 2007. A meta é a geração de 1,2 milhão de novos empregos no setor. A solenidade de lançamento será às 15h, no Palácio do Planalto.

O Plano Nacional de Turismo prevê, ainda, ampliar em 30% a oferta de produtos turísticos para comercialização e a geração de 8 bilhões de dólares em divisas, além do aumento para 60 milhões de desembarques nos vôos domésticos e 9 milhões de turistas estrangeiros no Brasil.

O Plano vem sendo elaborado há três meses e contou com a participação dos governos federal, estaduais e municipais, organizações não governamentais, iniciativa privada e universidades.

O Plano constitui-se de um conjunto de produtos e serviços que permite a participação efetiva do País no cenário turístico mundial e a expansão no mercado interno, por meio de programas de financiamentos e capacitação de mão-de-obra, contribuindo, assim, para a geração de emprego e distribuição de renda, a redução das desigualdades sociais e regionais e o equilíbrio da balança de pagamentos.