O Plano Plurianual de Investimentos, batizado de Plano de Todos, foi assunto dos principais jornais argentinos nesta terça-feira. O Clarín abriu sua edição internacional com uma página e meia sobre a estratégia social do Brasil.
Na matéria intitulada “Lula lança um plano de emprego para milhões de jovens”, o jornal descreve as características do programa, ilustrado por uma foto do presidente Lula com o ministro da Casa Civil, José Dirceu.
Em outra matéria, “Um ambicioso programa que choca com a falta de dinheiro”, é feita uma análise sobre as dificuldades para se implementar semelhante plano.
A matéria questiona o porquê de planos tão ambiciosos precisarem de muito dinheiro. O texto também menciona as diferenças “no governo entre a ala mais industrialista e a política do Banco Central”. O El Cronista afirma que com o envio do Plano Pluriananual ao Congresso, o presidente Lula “começa a olhar a médio prazo”.
O La Nación destaca que “Lula inicia uma etapa mais social” e que deu a largada à uma clara ofensiva destinada a responder às críticas que começaram a surgir de diversos setores no sentido de que seu governo estaria traindo a vontade de mudanças manifestada nas urnas nas últimas eleições.