PLANO DE CARREIRA – Prefeito Toffoli se reúne com Sindicato (15/03/2012)

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 15 de março de 2012 as 05:00, por: cdb

PLANO DE CARREIRA – Prefeito Toffoli se reúne com Sindicato (15/03/2012)

O prefeito de Marília, José Ticiano Dias Toffoli, se reuniu na tarde desta quarta-feira (14), com o presidente do Sindmmar (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília), Mauro Cirino, para tratar sobre a finalização do PCVC (Plano de Cargos, Vencimentos e Carreira) para os servidores públicos municipais e conhecer a proposta de projeto de lei que passará por audiência pública para posterior envio à Câmara Municipal.

A audiência com o presidente do Sindmmar faz parte de uma série de reuniões que Toffoli está realizando desde a semana passada com todos os segmentos da Prefeitura para conhecer mais detalhes sobre o andamento da Máquina Pública.

Estiveram presentes ainda o chefe de Gabinete, José Carlos da Silva, o secretário municipal Adelson Lelis da Silva (Fazenda), além de Maria Aparecida Giroto Deodato da Silva (responsável pela Folha de Pagamento da Prefeitura) e Susileni Dolfini Menossi Silva (coordenadora geral de Recursos Humanos), entre outros técnicos

Toffoli conheceu a estrutura proposta pela Prefeitura e analisou as simulações de projeção de gastos com a folha de pagamento da Administração quando da implantação do plano, tendo em vista o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal que impõe limite de gastos com recursos humanos.

IMPORTÂNCIA
O prefeito destacou a importância do Plano de Carreira para os servidores. “O Plano contempla vários aspectos do funcionalismo público municipal e da forma como foi elaborado irá sanar injustiças com algumas categorias, corrigir algumas distorções que hoje persistem na estrutura atual, sem contar que é um novo olhar sobre os servidores”, comenta o chefe do Executivo.

Toffoli ficou satisfeito com a proposta do PCVC e sabe que existe expectativa dos servidores em relação ao Plano. “Era um compromisso assumido pela Prefeitura e o projeto estava sendo aguardado por pelo menos 20 anos, quando da implantação do Regime Estatutário dos Servidores, em 1991.

O chefe do Executivo pretende se reunir na próxima semana com diretores da empresa especializada para ter mais esclarecimentos sobre o Plano.

De acordo com José Carlos da Silva, que enquanto secretário municipal da Administração acompanhou todo o processo de elaboração do PCVC, “o Plano de Carreira será implantado de forma segura tanto para os servidores como para a Prefeitura no aspecto operacional e financeiro, para que sejam corrigidas distorções existentes no serviço público municipal, melhorando significativamente a remuneração de diversas categorias dos servidores, e que a audiência pública com os funcionários municipais deverá corroborar a proposta desenvolvida”.

A formulação e a implantação do PCVC, que está sendo feita por uma empresa especializada, demonstram a valorização dos servidores pelo Poder Executivo, seja pela realização de sua atividade, da escolaridade, do tempo de serviço, além de contribuir para a melhoria das condições de trabalho, do tratamento igualitário, flexibilidade e o estímulo a novos desafios. O Plano de Carreira é mudança filosófica e cultural dentro do serviço público municipal.

O PCVC tem como objetivos a adequação funcional dos servidores, treinamento, promoções, incentivo salarial, estimular a melhoria das relações, promover o autoaperfeiçoamento, gerar informações, oferecer feedback (retorno) e também balizar as decisões da Administração.

A elaboração do Plano foi complexa e envolveu a análise, descrição, avaliação e hierarquização dos cargos, pesquisa de salários e suas estratificações, o desenvolvimento de processos de avaliação de desempenho, o fornecimento de linhas de progressão e crescimento, além de promover maior produtividade e a definição de responsabilidades.

Estão sendo envolvidos no PCVC a Prefeitura, Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Câmara Municipal, Ipremm (Instituto de Previdência do Município de Marília), e o Magistério.

Fotos: Mauro Abreu