PIGMENTO ENCONTRADO POR ESTUDIOSOS PODE REVELAR OBRA DE DA VINCI

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 12:27, por: cdb

FLORENÇA, 12 MAR (ANSA) – Uma amostra de uma tinta preta encontrada atrás de um afresco de Giorgio Vasari, em Florença, pode levar uma equipe de estudiosos a encontrar uma obra perdida de Leonardo da Vinci, “A Batalha de Anghiari”.
   
O pigmento preto, composto por manganês e ferro, é compatível com aquele usado nos quadros “Mona Lisa” e “São João Batista”, expostos no Louvre, anunciou o diretor da pesquisa, Maurizio Seracini.
   
A composição foi identificada pela análise química do material extraído durante os estudos na parede leste do Salão dos 500 do Palazzo Vecchio, local em que o afresco de Da Vinci teria sido executado.
   
Também foram encontrados fragmentos de material vermelho, associados à laca. Além disso, as imagens obtidas com uma sonda endoscópica mostram uma camada de cor bege que, de acordo com os estudiosos, só pode ter sido feito com pincel.
   
Os resultados apresentados hoje, em Florença, são fruto da investigação feita no final de 2011. “São dados animadores, estamos procurando no lugar certo”, diz Seracini. (ANSA)