Piauí se prepara para o Dia D de Combate à Dengue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de novembro de 2003 as 12:55, por: cdb

No próximo dia 29, todo o Estado do Piauí se mobilizará para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Trata-se do Dia D de Combate à Dengue, que acontecerá em todo País e pretende eliminar ou tratar os objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito. No Piauí, a ação está sendo coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

A reunião para definir as metas e a programação foi realizada, na semana passada, com representantes do Comitê Estadual de Combate à Dengue, coordenado pela Sesapi e formado pela Fundação Nacional de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretaria de Educação do Estado.

Com o slogan “Não basta ter, tem que fazer”, a campanha tem como metas:

  • reduzir a menos de 1% a infestação predial em todos os municípios, reduzir em 50% o número de casos de 2003 em relação a 2002;
  • reduzir a letalidade por febre hemorrágica de dengue em menos de 1%;
  • garantir vigilância epidemiológica;
  • combater o vetor;
  • integrar com a atenção básica, saneamento ambiental, educação em saúde, comunicação e mobilização social;
  • capacitação de recursos humanos e acompanhamento e avaliação do programa.

    Para garantir esses resultados, a Sesapi promove curso de capacitação e atualiza o seu pessoal, além de coordenar, acompanhar, avaliar, orientar e incentivar os municípios no desenvolvimento de ações.