PF realiza operação de combate ao contrabando

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de maio de 2007 as 11:35, por: cdb

A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira a Operação Ouro Negro para desarticular uma organização criminosa que atuava, principalmente, com contrabando na região do Lago de Itaipu. Segundo nota divulgada pela assessoria da Polícia Federal, a operação está sendo realizada no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a PF, as mercadorias eram compradas no Paraguai e estocadas em fazendas de brasileiros que residem no país vizinho, às margens do Lago de Itaipu. Os produtos eram transportados em barcos e balsas pelo Lago e, ao chegarem ao porto brasileiro, eram carregados por caminhões de pequeno e médio porte até os depósitos, normalmente localizados na zona rural. O transporte até o destino final era feito por caminhões de grande porte e carretas, e as mercadorias eram escondidas em fundos falsos.

As investigações tiveram início em outubro de 2005 e, desde essa data, a polícia já realizou 22 flagrantes relacionados à atuação desse grupo, resultando na apreensão de R$ 2,3 milhões em mercadorias. Para desarticular todo o esquema, 157 policiais federais cumprem hoje 29 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão.

Segundo a assessoria da PF, os presos poderão responder por crimes de contrabando, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva.