Petrolina participa de I Seminário Internacional de Defesa Civil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 13:31, por: cdb

Defesa Civil

27/02/2012

Petrolina participa de I Seminário Internacional de Defesa Civil

A Prefeitura Municipal de Petrolina participou no período de 06 a 08 deste mês do Primeiro Seminário Internacional de Defesa Civil de Pernambuco. O encontro teve por objetivo apresentar as novidades e ações para a área no Estado, e a Secretaria de Segurança Cidadã teve sua contribuição para conhecimento e investimento no município.

O evento foi realizado sob a organização de palestras com abordagens sobre Sistema de Prevenção de Desastres; Política Nacional de Defesa Civil; Sistema de Prevenção e Alerta Precoce de Precipitações Pluviométricas; Operações de Reconstrução, Planejamento e Pesquisa como instrumento de Prevenção e Preparação; Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Sustentável; e Criação do Estatuto de Proteção Civil. Houve também o exemplo da rápida recuperação do Japão por meio do know-how (tragédia provocada por terremoto seguido de tsunamis em março de 2011).

Como forma de cuidar das pessoas e oferecer boa estrutura e segurança para a população em Petrolina, autorizada pelo prefeito Julio Lossio a buscar ações empreendedoras para a valorização da Defesa Civil do Município, a Secretaria de Segurança Cidadã, representada pelo secretário Cel. Daniel Ferreira, trouxe novidades para a cidade. Fortalecendo sua organização e estrutura, os pontos abordados contaram ainda com a apresentação da Coordenadoria Técnica de engenharia e Arquitetura (CTEA) formada por militares e civis para ações de reconstrução, além da apresentação do Sistema de Alerta e Alarme via SMS, Prêmio de excelência em Defesa Civil e Programa de Defesa Civil nas Escolas.

“Foi um momento proveitoso, pois trouxemos novas experiências para serem aplicadas em nossa Defesa Civil. É preciso muito mais investimento nessa área, e o prefeito Julio Lossio não tem medido esforços para que todas essas ações sejam possibilidades e realidades dentro de Petrolina, oferecendo segurança a todos que moram aqui”, explicou o Secretário de Segurança, Cel. Daniel Ferreira.

Texto: Juciana Cavalcante
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
27/02/2011