Petróleo cai e bolsas sobem na Ásia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de setembro de 2004 as 10:03, por: cdb

As principais bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, impulsionadas por motivos locais e pela redução dos preços de petróleo. Mas os investidores continuam preocupados com o nível elevado do preço do produto.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu pela primeira vez depois de nove sessões em queda, e fechou em leve alta de 0,35%, a 10.823 pontos. A bolsa, no entanto, terminou o primeiro semestre fiscal, que vai de abril a setembro, em queda de 7,61%. Apesar da alta, disseram analistas, os investidores ainda estavam temerosos quanto a escalada do petróleo.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 1,31%, para 13.120 pontos, impulsionado pelo rali em empresas selecionadas da China como o grupo de portos e contâiners Cosco Pacific, antes do feriado Golden Week, de uma semana.

Na Coréia do Sul, o índice da bolsa local fechou em alta de 0,36%, aos 835 pontos, depois do feriado de três dias já que os ganhos em alguns blue chips ajudaram a compensar as vendas com as preocupações sobre o impacto dos altos preços de petróleo nos lucros corporativos.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted avançou 0,62%, para 5.845 pontos, com gerentes de fundos locais impulsionando ações da indústria como as da Nan Ya Plastics para encerrar o terceiro trimestre.