Petrobras pode aumentar investimento até 2010, diz Gabrielli

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 16 de maio de 2007 as 18:11, por: cdb

A Petrobras pode aumentar os investimentos ao concluir a revisão do plano de negócios para o período 2008-2012, afirmou nesta quarta-feira o presidente José Sérgio Gabrielli. A revisão, disse ele, deve ser divulgada em julho ou agosto. No plano atual, que contempla o período 2007-2011, o investimento previsto é de US$ 87,7 bilhões.

As declarações foram dadas durante palestra na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, onde acontece o 19º Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae).

– Os investimentos previstos no plano 2007-2011 já são bastante elevados e o processo de revisão para 2008-2012 provavelmente vai aumentar o volume a ser investido -, previu.

De acordo com Gabrielli, a maior demanda por energia e a “aceleração do crescimento” no país são as principais razões. Ele afirmou que a empresa não terá dificuldades financeiras para realizar tais investimentos, uma vez que o próprio fluxo de caixa operacional até 2011 será de US$ 87 bilhões – após o pagamento de dividendos aos acionistas.

– Por isso mesmo, esse aumento dos investimentos não vai causar impactos na dívida da empresa, que hoje é bastante baixa -, avaliou. Gabrielli também ressaltou, durante sua apresentação, a importância do mercado brasileiro nos negócios da estatal.

– Nenhuma empresa no mundo no setor de petróleo tem 85% de suas atividades voltadas ao mercado doméstico. E no nosso caso, é uma via de mão dupla, porque tanto o mercado brasileiro é importante para a empresa, como ela é importante para o país, na medida em que é a maior exportadora, a maior importadora e uma das mais ativas em investimentos -, afirmou.