Petrobras investe R$ 6 milhões em combate a incêndios no Maranhão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 6 de outubro de 2004 as 19:33, por: cdb

A Petrobrás está investindo em novo sistema de combate a incêndios na sua unidade do Itaqui, no Maranhão, por intermédio da subsidiária Transpetro, Com 80 por cento das obras prontas, o conjunto de melhorias de segurança tem custo estimado em R$ 6 milhões e começa a funcionar até março de 2005.

A completa automação do processo de tempo de resposta a emergências, e a maior potência dos equipamentos, representam ganhos significativos em relação ao sistema em uso, segundo a empresa. “Em caso de incêndio, o sistema projetado pode ser ligado por controle remoto, bastando que um técnico ative o comando”, explica o coordenador de Operações do Terminal Aquaviário/Transpetro, Ubirajara Bezerra dos Santos.

Quando estiver em atividade, o novo sistema dará partida simultânea a todo o aparato de segurança, facilitando o trabalho da brigada de incêndio.Rede automatizada de hidrantes e esguichos de alta vazão, anéis resfriadores para tanques e esferas, bombas e novo tanque de armazenamento de água constam na lista de equipamentos e melhorias. Trabalham na obra cerca de 100 operários.

A rede de esguichos saltará de cinco para nove pontos, elevando a vazão de água para 230 m³/hora – mais que o dobro da atual. O tanque de armazenamento terá capacidade para 16 mil m³ de água, contra 10 mil m³ atuais.