Petrobras divulga nota explicando causa de explosão em refinaria

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de novembro de 2003 as 20:58, por: cdb

A Petrobras divulgou nota oficial informando que o rompimento do tubo que transfere o querosene do forno para o reator do sistema de tratamento foi a causa da explosão na Unidade de Tratamento de Querosene de Aviação, ocorrida na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP).

A explosão ocorreu no final da manhã de 23 de outubro. Segundo a nota, a tubulação se rompeu devido à perda de resistência do material, provocada, nos últimos anos, pelo processamento contínuo de petróleos nacionais com alto teor de acidez (não conhecidos na literatura para esta faixa de destilação).

A explosão chegou a interromper a produção de unidade, estimada em cerca de 200 mil barris de derivados por dia, principalmente o querosene de aviação, em cuja unidade ocorreu a explosão.

Em conseqüência da explosão, os técnicos da Petrobras decidiram substituir todas as tubulações similares nas unidades de tratamento existentes e futuras e promover avaliações e inspeções em todos os equipamentos e áreas similares.