Petrobras descobre reserva de petróleo na Bahia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de setembro de 2004 as 11:11, por: cdb

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira a descoberta de petróleo leve (42 graus API, estimados) na Bacia Terrestre do Recôncavo Baiano, com a perfuração do poço 1-SRC-2D-BA a 800 metros de profundidade, no Município de Esplanada, a 160 km de Salvador. 

Para estabelecer as reservas serão necessárias outras perfurações, mas as estimativas preliminares indicam um volume recuperável de 4,6 milhões de barris. A descoberta ocorreu nos reservatórios da Formação Água Grande, tendo sido encontrados 27 metros de arenito com óleo, com o topo a cerca de 800 metros de profundidade.

Além de ser um óleo de excelente valor, a descoberta vem comprovar, mais uma vez, o acerto da decisão da Petrobras de retornar à atividade de exploração de bacias maduras, que ainda apresentam concretas oportunidades para elevar a produção e as reservas da Companhia.

A nova descoberta está situada no bloco exploratório BT-REC-11. (BT indica Bacia terrestre, REC Recôncavo e 11 o número do bloco), adquirido na quinta rodada, realizada em agosto de 2003, é resultado do cumprimento, pela Petrobras, do programa exploratório mínimo assinado em novembro de 2003 com a Agência Nacional do Petróleo.

O primeiro poço perfurado na área de Esplanada, na Bahia, foi vertical e estava seco. A empresa realizou esta segunda perfuração de forma direcional inclinada (com a sonda posicionada no mesmo ponto do primeiro furo) e encontrou óleo.