Petrobras descobre mais petróleo no ES

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 5 de outubro de 2004 as 10:54, por: cdb

A Petrobras informou na noite de segunda-feira que descobriu petróleo pesado em um poço no Espírito Santo, de um bloco terrestre adquirido na quinta rodada de venda de áreas petrolíferas da Agência Nacional de Petróleo, realizada em 2003.

No domingo, a estatal já havia anunciado descoberta no Rio Grande do Norte, também em terra. Segundo indicações preliminares no litoral capixaba, o poço tem um volume de óleo recuperável de 50 milhões de barris. A qualidade do óleo é de 13 graus API, que tem características especiais para produção de lubrificantes, informou a estatal em um comunicado.

Ipiranga

 A Petrobras pode contratar os serviços da Refinaria Ipiranga para processamento de petróleo, admitiu, neste domingo, a ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff.

– Eles estão fazendo um acordo de parceria, até porque a Ipiranga é uma refinaria pequena e esse acordo pode ser vantajoso para os dois – disse, sem dar detalhes do negócio, ao sair do café da manhã da Frente Popular para acompanhar o voto do candidato petista à prefeitura de Porto Alegre, Raul Pont.

A Ipiranga vem enfrentando problemas gerados pela defasagem entre o preço do petróleo no mercado internacional, que entra nos custos da empresa, e a cotação dos combustíveis no país, que entra nas receitas. Por conta do déficit financeiro do operação, reduziu a produção de 14 mil barris por dia em agosto para 9 mil barris por dia em setembro.