Petrobras descobre mais óleo no RN

Arquivado em:
Publicado Quarta, 06 de Outubro de 2004 às 07:58, por: CdB

 A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira mais uma descoberta de petróleo na Bacia de Potiguar, a segunda anunciada pela companhia em menos de 24 horas. Segundo nota divulgada pela empresa, óleo leve (um petróleo de boa qualidade) foi encontrado na Bacia Terrestre do Rio Grande do Norte, com a perfuração de um poço no município de Serra do Mel. Para estabelecer as reservas, serão necessárias outras perfurações, mas as estimativas preliminares indicam um volume recuperável de 2 milhões de barris.

A descoberta, segundo a Petrobras, ocorreu nos reservatórios da Formação Pendência. O primeiro teste realizado revelou uma vazão de 75 barris de óleo/dia. Essa é a terceira descoberta em terra nos blocos operados pela Petrobras adquiridos durante a 5ª Rodada de Licitações promovida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), em agosto do ano passado. Nesses blocos, o prazo exploratório inicial expira em novembro.

As outras duas descobertas foram na Bacia Terrestre do Recôncavo Baiano, no município de Esplanada, com volume recuperável estimado em 4,6 milhões de barris; e na Bacia Terrestre do Espírito Santo, no Córrego Cedro Sul, no município de São Mateus, com volume recuperável estimado em 50 milhões de barris de óleo pesado (13 graus API).

A nova descoberta está situada no bloco exploratório de número 391. O programa exploratório mínimo para esse bloco, assinado no ano passado com a ANP, prevê um segundo poço, que já está em fase de perfuração.

Ainda de acordo com informações da Petrobras, além de ser um óleo de excelente valor, essa descoberta abre uma nova frente exploratória para a Bacia Potiguar Terrestre, na região de Serra do Mel, onde a empresa adquiriu outros blocos durante a 6ª Rodada, em agosto último.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo