Petrobras cria empresa no Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007 as 19:46, por: cdb

A aposta da Petrobras no mercado externo de etanol resultou na criação, no ano passado, em conjunto com a companhia japonesa Nippon Alcohol Hanbai, a Brazil-Japan Ethanol. O objetivo da nova empresa, que terá sede no Japão, será o de viabilizar já a partir de 2008 a importação e comercialização de 20 milhões de litros de etanol de origem brasileira para ser utilizado como combustível para o mercado do país asiático.

Pelo contrato assinado, a Petrobras e a empresa japonesa deterão, cada uma, 50% de participação na nova empresa. A Nippon já detém, atualmente, 70% do mercado japonês de distribuição de etanol. Na época, a Petrobras divulgou nota oficial em que falava do objetivo da associação. O texto registrava que o grupo iria “buscar soluções técnicas e comerciais para introduzir o etanol na matriz energética japonesa, em substituição a outros combustíveis fósseis, de forma a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa”.

A Petrobras garantia, ainda, que a criação da Brasil-Japan Ethanol alinhava-se ao objetivo fixado no planejamento estratégico da companhia, de internacionalização dos negócios, permitindo à empresa brasileira entrar “em um dos mercados mais complexos e importantes de energia do mundo – tanto do ponto de vista de sua logística de distribuição de etanol, como também na abertura de outras oportunidades para a companhia no setor de distribuição de combustíveis no Japão”.