Petrobras começa a exportar etanol para a Nigéria

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de maio de 2007 as 17:20, por: cdb

A Petrobras venderá, nos próximos dias, um primeiro carregamento de 20 milhões de litros de etanol para a Nigéria, na África. Segundo nota divulgada à imprensa, outros fornecimentos acontecerão de acordo com as necessidades do programa de implementação do etanol na matriz energética nigeriana.

De acordo com a Petrobras, as negociações para a venda de etanol para a estatal petrolífera nigeriana NNPC (Nigerian National Petroleum Corporation) começaram em agosto de 2005. A Nigéria está implantando um programa de adição de 10% de álcool à gasolina comercializada naquele país.

A Petrobras dará ainda apoio técnico à Nigéria para a mistura e o manuseio do álcool, além do treinamento de funcionários da NNPC. A estatal brasileira, no entanto, não prevê investimentos na construção de usinas de produção de etanol ou mesmo de instalações para armazenamento, manuseio e mistura do etanol à gasolina naquele país.

O etanol brasileiro já foi exportado para os Estados Unidos (12 milhões de litros) e para a Venezuela (120 milhões de litros em 2006).