Petkovic vai completar 15 anos de futebol

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de fevereiro de 2003 as 14:28, por: cdb

Com 31 anos a serem completados em 10 de setembro, Petkovic viverá uma emoção diferente na carreira nesta temporada. Em 25 de setembro de 2003, o meia estará comemorando exatos 15 anos de carreira.

Neste dia, curiosamente, o Vasco enfrentará o Coritiba, clube no qual o meia marcou seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina, na vitória por 1 x 0, pelo Campeonato Brasileiro de 2002.

Jogador mais novo a se profissionalizar na história do futebol sérvio, Petkovic estreou como profissional em 25 de setembro de 1988, pelo Radniki Nis. Lá, jogou até 1992, quando se transferiu para o Estrela Vermelha, clube de maior tradição do país.

Em 1995, foi jogar no Real Madrid, onde conheceu – segundo ele mesmo costuma dizer – o melhor clube e a torcida mais vibrante do planeta. Mas, o sonho de atuar com a camisa branca durou pouco. Foi emprestado ao Sevilla e ao Racing Santander e desembarcou em Salvador no início de 1997.

Desde então, começou um caso de amor com o povo baiano e, por extensão, o brasileiro. Ficou por dois anos no Vitória, onde ganhou títulos e fez muitos gols. No segundo semestre de 1999, foi jogar no inexpressivo Venezia, da Itália, mas sua história no futebol brasileiro estava longe de terminar.

Em 2000, veio jogar no Flamengo, onde, mesmo alternando bons e maus momentos, foi campeão carioca. No ano seguinte, a glória maior: Petkovic marcou, de falta, aos 42 minutos do segundo tempo, o gol que deu o tricampeonato carioca ao Rubro-negro, exatamente contra o Vasco.

Em agosto de 2002, foi “dado de presente” à torcida vascaína no dia do aniversário do clube. Depois de um começo difícil, cresceu de produção junto com o time no final do Brasileirão.

Pelo início de temporada em 2003, Pet já deu mostras de que dará trabalho aos adversários e alegrias aos vascaínos. Com os cinco gols marcados em seis jogos, assumiu a artilharia do campeonato Carioca e chegou aos sete pelo clube, em 24 partidas.