Petista e tucano decidem segundo turno em João Pessoa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de outubro de 2012 as 17:05, por: cdb

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O segundo turno da eleição municipal na capital da Paraiba será disputado por Luciano Cartaxo, do PT, e Cícero Lucena, do PSDB. No primeiro turno, Cartaxo teve 38,32% dos votos válidos e Lucena, 20,27%. Os votos brancos somaram 3,36 % e os nulos, 5,58 %. A abstenção ficou em 15,17 %.

Com 742.478 habitantes, João Pessoa tem Produto Interno Bruto (PIB) de R$8,6 bilhões, o vigésimo entre as 27 capitais do país. O turismo é uma grande fonte de renda e gerador de empregos, além do comércio, que também tem grande participação na economia do município.

O candidato que for eleito domingo (28) administrará um município que tem o décimo nono Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras: 0,783. O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1.

O petista Luciano Cartaxo nasceu em Sousa, interior da Paraíba, tem 48 anos e é farmacêutico. Sua carreira política começou no movimento estudantil na Universidade Federal da Paraíba. Mais tarde, foi presidente do Conselho Regional de Farmácia e vereador. Na Câmara Municipal, Cartaxo ficou por 12 anos. Foi ainda deputado estadual e vice-governador. Se eleito, ele pretende dar prioridade à educação infantil e criar o Programa Municipal de Educação no Trânsito.

O tucano Cícero Lucena nasceu em São José de Piranhas, no interior do estado, tem 55 anos e é empresário da construção civil. Lucena começou sua trajetória política em 1990, como vice-governador. Depois, foi prefeito da capital por dois mandatos consecutivos e senador. Entre suas propostas, destacam-se a retomada do Programa Municipal de Autogestão Financeira das Escolas e a implantação da Central Diagnóstica do Município para ampliar a oferta de exames por imagem.

Edição: Nádia Franco