Pesquisas mostram que economia dos EUA está sendo afetada pela guerra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de abril de 2003 as 09:28, por: cdb

A guerra no Iraque já está começando a afetar a saúde da economia dos Estados Unidos, segundo uma pesquisa do Instituto de Gerenciamento de Recursos.Os economistas já tinham advertido para o fato de que uma longa campanha no Iraque teria um impacto significante na economia mundial e, em especial, na americana.

De acordo com informações divulgadas pelo instituto, a produção industrial do país caiu em março, revertendo uma tendência de melhora nos últimos quatro meses.

O ritmo de consumo também teve uma queda na primeira semana de guerra. As vendas nas redes de varejo americanas caíram 1,4% na semana encerrada no dia 29 de março, levando as vendas a seu nível mais baixo deste ano.

Solução improvável

A montadora Ford, por outro lado, informou quedas de 8% nas vendas, o que denota que os consumidores estão se afastando de gastos mais significativos por causa da atmosfera de insegurança atual.

A Federação Nacional do Comércio Varejista cortou suas projeções para crescimento nas vendas em quase 33%, indicando um aumento na taxa mais lenta em pelo menos uma década.Apesar das sombrias previsões, economistas acreditam que essas tendências podem se reverter rapidamente se a guerra terminar logo.

“O problema é que uma solução rápida para a guerra parece cada vez mais improvável”, disse o analista Ken Wattret, do banco BNP Paribas.