Pesquisadores dos EUA desenvolvem algoritmos que geram notícias

Arquivado em:
Publicado Quarta, 31 de Março de 2010 às 21:26, por: CdB

Pesquisadores dos Estados Unidos estão desenvolvendo algoritmos capazes de gerar notícias automaticamente seguindo uma certa estrutura, de acordo com o jornal britânico Guardian. Um dos projetos, do site de estatísticas esportivas StatSheet, recebeu o nome de StatsMonkey e busca dados sobre eventos esportivos para montar notícias a partir dos principais acontecimentos do jogo.

A partir do resultado final e de outros números do jogo, o StatsMonkey captura a dinâmica da partida para desenvolver uma notícia que conta mais ou menos como foi a disputa. Detalhes sobre os principais jogadores e lances da partida, e às vezes até citações de envolvidos no confronto são incluídas na nota, que, segundo o StatSheet, faz com que 90% dos leitores pensem que foi conteúdo criado por humanos.

Além do StatsMonkey, o Laboratório de Inteligência da Informação da Universidade Northwestern está desenvolvendo um telejornal virtual chamado News at Seven com dois apresentadores em forma de avatares, que dão notícias envolvendo fofocas e análises de filmes. O sistema coleta, analisa, edita e organiza as informações e transmite a partir dos dois âncoras artificiais criados em computador.

O projeto também prevê a inclusão de opinião dos âncoras – nesse caso, o programa faria uma busca pela internet com opiniões gerais sobre o tema e reproduziria algumas delas através de seus apresentadores.

Tanto o StatsMonkey quanto o News at Seven ainda são protótipos e a existência de ambos deve gerar muita discussão entre jornalistas – como, por exemplo, se deve ser claro para o público quando um texto foi desenvolvido por um jornalista e quando foi feito por um programa.

Apesar de nenhum dos programas estar completamente desenvolvido, já é possível ver como seria uma avaliação de um filme feita pelo News at Seven em um vídeo no YouTube.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo