Pesquisadora brasileira lança livro em parceria com editora portuguesa 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 2 de junho de 2016 as 10:33, por: cdb
Atualizado em 15/06/16 14:58

No Brasil, o desenvolvimento científico sempre esteve presente na pauta de discussões como um dos principais ativos estratégicos brasileiros de desenvolvimento

Por Redação – do Rio de Janeiro:

A socióloga e pesquisadora social Ana Lucia Villas-Bôas lançará o livro PEB- Programa Espacial Brasileiro – Militares, Cientistas e a questão da soberania nacional pela Editora Chiado de Lisboa, capital de Portugal. Segundo a pesquisadora, “o livro trata sobre o Programa Espacial Brasileiro e as discussões travadas acerca do desenvolvimento científico-tecnológico sustentado pelos Estados nacionais periféricos em busca da afirmação de suas soberanias, considerando-se o papel da ciência e da técnica no conhecimento, no controle, na ocupação, na defesa do território nacional e na projeção internacional do país”.

PEB- Programa Espacial Brasileiro – Militares, Cientistas e a questão da soberania nacional
PEB- Programa Espacial Brasileiro – Militares, Cientistas e a questão da soberania nacional

Neste trabalho, a pesquisadora aborda a questão da soberania nacional dos Estados em conjunto com a autonomia em ciência e tecnologia. “Como marco cronológico, nosso ponto de partida é o surgimento e a crescente importância das tecnologias espaciais no mundo, que ganharam especial visibilidade após a Segunda Guerra Mundial, com a explosão das duas bombas atômicas”. No Brasil, esse período estendido é conhecido como o momento da implantação de um moderno sistema de ciência e tecnologia, C&T, consolidado na criação do CNPq em 1951.

No Brasil, o desenvolvimento científico sempre esteve presente na pauta de discussões como um dos principais ativos estratégicos brasileiros de desenvolvimento.Portanto,ciência e tecnologia são compreendidas como variáveis estratégicas importantes e fundamentais em todos os níveis das relações interestatais..

– A questão científica e tecnológica, para ser compreendida em toda sua complexidade e extensão, deve ser analisada como parte de um cenário mundial de economia globalizada e em permanente reconstrução, no qual a dinâmica da ciência e a soberania nacional dos Estados encontram-se entrelaçadas e atuando em conjunto na ordenação geopolítica contemporânea – aponta a cientista.

O objetivo do livro é analisar o Programa Espacial Brasileiro e verificar em que medida o Brasil, um país em desenvolvimento e inserido no processo de globalização econômica, tem a possibilidade de determinar soberanamente um projeto nacional de desenvolvimento sustentável, mediante sua capacitação tecnológica em áreas de ponta, como as tecnologias espaciais.

O lançamento do livro “PEB – Programa Espacial Brasileiro: militares, cientistas e questão da soberania nacional”, da socióloga Ana Lucia Villas-Bôas, será nesta sexta-feira, às 19h, na Livraria da Travessa (Rua Voluntários da Pátria, 97) em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Serviço: Ana Lúcia Villas-Bôas
Doutora em Ciências Sociais e trabalha com História da Ciência e da Tecnologia no Brasil