Pesquisa revela que caiu a confiança da Europa na liderança mundial dos EUA

Arquivado em:
Publicado Quarta, 03 de Setembro de 2003 às 22:06, por: CdB

A confiança européia na liderança mundial dos Estados Unidos sofreu uma queda brusca nos últimos 12 meses, mostrou uma pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa de Tendências Transatlânticas 2003, feita em junho com 8 mil americanos e europeus, descobriu que enquanto os cidadãos dos dois continentes concordavam amplamente sobre quais eram as ameaças globais, os americanos estavam mais inclinados a buscar respostas militares, ignorando as Nações Unidas, se necessário.

William Drozdiak, diretor do Centro Transatlântico em Bruxelas, disse que a pesquisa, conduzida pelo Fundo Marshall Alemão dos Estados Unidos e pela italiana Compagnia di San Paolo, refletia o tamanho dos danos às relações entre os dois continentes depois da crise do Iraque.

- A coisa mais surpreendente é a queda vertiginosa no apoio europeu à liderança mundial americana, que caiu de 65% para 44%, enquanto o apoio entre americanos por uma parceria mais forte da União Européia aumentou - disse Drozdiak.

A pesquisa revelou que tanto americanos quanto europeus viam o unilateralismo dos EUA como um problema e queriam reforçar as Nações Unidas para resolver os conflitos mundiais.

Na França (70%), Alemanha (50%) e Itália (50%), muitos acham indesejável uma forte liderança mundial dos EUA. Mesmo a maioria dos britânicos, holandeses e poloneses que deseja tal liderança encolheu de maneira significativa no último ano.

Das nações européias pesquisadas, apenas os poloneses (58%) aprovam o modo como o presidente George W. Bush lida com a política internacional.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo