Pesquisa põe conservadores a caminho da vitória na Grã-Bretanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 12 de março de 2010 as 09:28, por: cdb

Uma pesquisa de opinião online mostrou nesta sexta-feira o partido Conservador, da oposição, bem à frente do partido Trabalhista, do governo, e a caminho de uma vitória eleitoral, contrastando com outras pesquisas que apontam para uma disputada acirrada.

A pesquisa de opinião Angus Reid já mostrou outras vezes um apoio menor aos trabalhistas do que em pesquisas de outros institutos. Dessa vez foram ouvidos 2003 adultos em 9 e 10 de março.

Segundo a pesquisa Angus Reid, o apoio aos conservadores seria de 39% entre aqueles que já decidiram como votar, enquanto os trabalhistas estariam com 26% e o partido Liberal Democrata com 18%.

O apoio ao partido Conservador caiu 1 ponto percentual em relação à última pesquisa da entidade, em fevereiro, enquanto o apoio aos outros dois principais partidos permaneceu estável. A eleição vai acontecer em 6 de maio.

A cotação da libra subiu ante o dólar, influenciada pela pesquisa. Os mercados estão preocupados que uma eleição inconclusiva possa prejudicar os esforços do país de reduzir sua dívida recorde.

Uma pesquisa diária do instituto YouGov para o jornal Sun colocou os conservadores com 37%, 3 pontos à frente dos conservadores. Sob o sistema eleitoral britânico, esse resultado manteria os trabalhistas como o maior partido do Parlamento, mas sem a maioria absoluta na casa inferior.