Pesquisa mostra menor vantagem de Keiko sobre Humala no Peru

Arquivado em:
Publicado Domingo, 29 de Maio de 2011 às 06:40, por: CdB

Uma nova pesquisa de intenção de voto divulgada na última sexta-feira (27), a nove dias da realização das eleições presidenciais de 5 de junho, reduz a poucos décimos a vantagem que a candidata Keiko Fujimori tem sobre nacionalista Ollanta Humala.O IOP (Instituto de Opinião Pública) da Pontifícia Universidad Católica dá a Fujimori 44,2% de intenções de voto frente a 43,7% para Humala, enquanto os votos brancos e nulos somam 12,1%.

Tomando em conta os votos válidos, se mantém a mesma vantagem: 50,3% para Fujimori contra 49,7% para Humala, segundo esta enquete realizada entre 21 e 23 de maio entrevistando 1,8 mil pessoas de 19 departamentos do país, com uma margem de erro de 2,31%.

O comentário do IOP destaca que a diferença é tão pequena que "está dentro da margem de erro estatístico", e acrescenta que "entre a aplicação desta enquete e 5 de junho, houve e haverá eventos dentro da campanha, e fora dela, que poderiam fazer com que qualquer um dos candidatos imponha uma diferença no dia da votação (por isso que) seria preciso esperar o resultado oficial".

Dentre os resultados, chama a atenção a diferença que se registra segundo o gênero (48% das mulheres prefere Keiko frente 34% que opta por Humala) e segundo o nível socioeconômico: Keiko obtém 54% de apoio nas classes alta e média-alta (contra 32% de Humala), enquanto nas baixas a tendência é a inversa: 45% para Humala e 40% para Keiko.

Outras enquetes divulgadas em dias anteriores davam a Keiko Fujimori vantagens muito mais consistentes, entre 3 e 7 pontos percentuais.

Fonte: Opera Mundi

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo