Pesquisa do BC mostra indicadores de inflação em baixa

Arquivado em:
Publicado Segunda, 04 de Outubro de 2004 às 08:30, por: CdB

Com exceção do indicador de preços administrados (combustíveis, energia, telefone e outros serviços monitorados) que está em alta - previsão de 8,47%, na semana passada, passou para 8,50% no acumulado do ano -, todos os demais indicadores tiveram reduções, de acordo com o boletim Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira. Os números atingem tanto o varejo quanto o atacado.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para a trajetória das metas, caiu ligeiramente na semana, de 7,34% para 7,31%, mas foi a segunda pesquisa em queda na avaliação de instituições financeiras e analistas de mercado, ouvidos semanalmente pelo BC, e que mantêm a estimativa de IPCA de 5,80% para o ano que vem.

A pesquisa também mostra redução pela segunda semana no Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica da Universidade de São Paulo (IPC-Fipe), que chegou a 6,60% no mês passado, caiu para 6,50% na semana anterior e agora a previsão é de 6,45% para este ano e de 5,40% para 2005.

Enquanto isso, os preços no atacado - cuja inflação estimada é quase o dobro do que as pesquisas mostram no varejo - deram mostra de que perderam fôlego depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa básica de juros (Selic) para 16,25% ao ano, na reunião do mês passado, com possibilidade de ser elevada para 16,50% neste mês, nas previsões do mercado, e de encerrar 2004 em 17% , caindo para 15,25% em 2005.

Os dois indicadores de preços no atacado, pesquisados a cada semana, inverteram os sinais, de alta para baixa, depois de mais de três meses de crescimento gradativo. O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) desceu de 12,41%, na semana anterior, para 12,37%, agora; e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) caiu de 12,62% para 12,43%. Ambos prevêem inflação acumulada de 6,50% em 2005.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo