Percentual de cura da tuberculose aumentou apenas 4% em seis anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de março de 2010 as 12:44, por: cdb

O percentual de cura da tuberculose no Brasil passou de 69% em 2002 para 73% em 2008 – índice ainda distante dos 85% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2008, o país registrou 70.989 novos casos da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é a principal causa de morte de portadores do vírus HIV. Em 2002, 26,7% dos pacientes com tuberculose fizeram exames para a detectar o vírus HIV e em 2008, o índice passou para 48%.

O coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Dráulio Barreira, lembrou que quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores as chances de sobrevida.

O representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Diego Victoria, afirmou que uma em cada três pessoas que contarem tuberculose no mundo não tem acesso a um diagnóstico preciso e a um tratamento eficaz para a doença.

– Temos que encontrar novos e melhores meios para combater essa doença. Novos medicamentos, métodos mais rápidos para diagnóstico, vacina, serviços de saúde mais acessíveis.

Para Diego Vistoria, o trabalho em parceria é fundamental, sobretudo entre União, estados e municípios.

– Temos que somar forças para que o controle da tuberculose esteja sempre na pauta.