Perca peso com saúde

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Publicado quinta-feira, 3 de abril de 2003 as 18:59, por: cdb

Festas, festas e mais festas. Essa foi a rotina das últimas semanas, não é mesmo? Se depois de tanta alegria, o que restou agora te deixa preocupada, principalmente em relação ao peso (ou ao excesso dele), nada mais oportuno do que voltar ao equilíbrio. Se não sabe por onde começar, se pretende ir para o “tudo ou nada”, espere um pouco! Será que vale a pena?

Esqueça isso e siga as próximas 30 dicas para que possa se livrar do excesso das festas e se preparar para cumprir a promessa de ter saúde. Afinal, saúde está diretamente relacionada com a alimentação adequada. Você duvida disso?

1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente.

3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.

4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

5. Não belisque entre as refeições.

6. Esqueça dos snaks (salgadinhos) e da bolacha recheada.

7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).

8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

10. Comece sempre as refeições por um caprichado prato de saladas.

11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

13. Não repita a refeição.

14. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.

15. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.

16. Bebidas energéticas tipo Gatorade devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.

17. Prefira sucos naturais.

18. Utilize adoçantes nos sucos e no cafezinho.

19. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.

20. Ingira todos os dias legumes.

21. Coma diariamente 2 frutas. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias do que as naturais.

22. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contra-filé. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.

23. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.

24. Evite alimentos fritos. Dê preferência ao grelhados ou cozidos.

25. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.

26. Enlatados são ricos em sódio, por isso, prefira os alimentos naturais.

27. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.

28. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.

29. Evite chocolates, inclusive o diet.

30. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.