Pelo menos quatro guerrilheiros das Farc morrem perto de Bogotá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de maio de 2003 as 17:13, por: cdb

Pelo menos quatro guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morreram em combates com o Exército colombiano nas montanhas de uma cidade próxima de Bogotá, informaram nesta sexta-feira, porta-vozes militares.

Os confrontos aconteceram 62 quilômetros a noroeste da cidade, na zona rural de Guayabal de Síquima que, segundo a Agência de Notícias do Exército, ANE, servia de “centro de operações” para a frente 22 da primeira guerrilha do país.

A agência militar informou que a base de ações rebeldes estava localizada em Chúcuma, aldeia rural dessa população, que pertence ao departamento (estado) central de Cundinarmarca, do qual também é capital Bogotá.

Um contingente de luta antiguerrilheira retomou o controle da área depois de realizar uma “cuidadosa operação de infiltração”, explicou a ANE.

Os combates entre as tropas e as Farc se estenderam por várias horas, acrescentou a fonte, informando que os confrontos “deixam como saldo parcial a morte de quatro rebeldes”.

Dois fuzis, duas pistolas, doze granadas, 500 projéteis de guerra, sete provedores de balas, dez uniformes militares e dois equipamentos de comunicações foram confiscados dos guerrilheiros que, segundo a ANE, não foram identificados.