Peças do Concorde são expostas em Paris

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 8 de novembro de 2003 as 14:32, por: cdb

Trinta fotos do Concorde e 124 peças do já histórico avião supersônico estão expostas ao público durante uma semana a partir deste sábado, em Paris, onde serão leiloadas no próximo fim de semana.

A venda, da qual se encarrega a casa de leilões Christie’s, beneficiará a Fundação da empresa Air France, criada em 1992 para ajudar a infância.

Os admiradores da aviação poderão ver de perto dois exemplares do motor Olympus 593, de 17 toneladas, que foi fabricado pela Rolls-Royce e pela SNECMA. O preço estimado desses motores varia de 60.000 a 120.000 euros.

A cabeça do Concorde, um cone de 3,5 metros de longitude, será exposta junto com as asas do aparelho. O preço de saída do primeiro está entre 10.000 e 15.000 euros, enquanto as asas variam de 800 a 1.200 euros.

O quadrante e outros elementos da cabine também integram a venda, assim como a tela que indicava aos passageiros a velocidade do avião.

Os visitantes também poderão se sentar nas cadeiras do comandante, do piloto, do co-piloto e do mecânico, que poderão levar para casa pagando de 400 a 800 euros.

Os mais refinados poderão comprar os pratos de porcelana assinados por André Putman, nos quais os passageiro comiam as refeições servidas a bordo do supersônico.

Grandes maquetes do avião e fotos em preto e branco completam a exposição, cujas peças serão leiloadas no próximo sábado.