PCdoB promove renovação política em Itamari e Santa Inês

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de outubro de 2012 as 14:05, por: cdb

Dois grupos políticos que comandavam há décadas os municípios baianos de Itamari, no Sul do Estado, e Santa Inês, no Centro-Sul, foram derrotados na eleição do último sete de outubro por candidatos do PCdoB. Em disputadas apertadas, Valter jr, mais conhecido como Nego, e Zé Afrânio, respectivamente, foram eleitos para promover uma renovação política nas cidades, a partir de 2013.
Em Itamari, o processo eleitoral foi o mais difícil porque Nego concorria com o atual prefeito, que tinha em mãos a máquina pública a serviço da campanha e, inclusive, chegou a ser flagrado em um vídeo oferecendo dinheiro a um eleitor em troca do apoio. “Esse é um sistema que se mantém em Itamari há mais de 30 anos, desde a época do pai dele, que foi prefeito também”, contou o comunista.

O fim da hegemonia da família sobre o município foi decretado pela pequena diferença de 11 votos. Para Nego, o flagrante da compra de votos foi fundamental para a conquista. “As pessoas de maior consciência começaram a ver que aquilo ali era muito prejudicial ao nosso município. Ninguém faz uma campanha de R$ 1, 2 e até 3 milhões sem que depois retire da cidade”, acrescenta.

Embora seja maior do que a de Nego, a diferença que Zé Afrânio conquistou em Santa Inês também foi pequena. A eleição foi decidida no município por 123 votos e o resultado pôs fim ao domínio do grupo formado pelo atual prefeito e por ex-prefeitos, que se alternavam no poder municipal.

“A administração atual não corresponde a expectativa da população, por isso mesmo foi lançado o nosso novo projeto, exposto em cada comício, em cada discurso e o povo acreditou. O povo decidiu pela renovação”, explicou o comunista, que assume pela primeira vez um cargo eletivo.

O PCdoB comemorou não só a eleição de Zé Afrânio na cidade, mas também a do vice, que também é do partido. “Foi uma chapa raça pura”, brincou o prefeito eleito. Além deles, foram eleitos ainda dois vereadores comunistas para a Câmara Municipal: José Antônio Souza, mais conhecido como Xô e Agnelo Bispo.

Os dois prefeitos eleitos em Itamari e Santa Inês estiveram presentes no encontro promovido pelo PCdoB, na última segunda-feira (22), e já se articulam com o partido, deputados e secretários estaduais para irem além da renovação política e promoverem, também, renovação na administração municipal.

De Salvador,
Erikson Walla

 

..