Paulo Coelho toma posse na ABL

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de outubro de 2002 as 23:48, por: cdb

O escritor Paulo Coelho, 55, é oficialmente o mais novo membro da ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele tomou posse na noite desta segunda-feira, no Salão Nobre da Academia, para ocupar a cadeira nº21, que foi ocupada anteriormente pelo economista Roberto Campos.

Entre os cerca de mil convidados, estiveram presentes 26 dos 40 acadêmicos, como o ex-presidente José Sarney e a escritora Zélia Gattai, viúva de Jorge Amado, que foi eleita para a vaga do marido no início deste ano.

A cerimônia começou pontualmente às 21h, quando o presidente da ABL, Alberto da Costa e Silva, incumbiu uma comissão de acadêmicos para buscar o escritor no Salão Francês, onde tradicionalmente os novos membros aguardam o momento da posse. Zélia Gattai fez parte dessa comissão.

Além dos acadêmicos estiveram presentes convidados de Paulo Coelho, o prefeito do Rio, Cesar Maia, o ministro da Cultura, Francisco Weffort, que representou o presidente Fernando Henrique Cardoso, e o quadrinista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica.

O discurso do novo acadêmico durou aproximadamente uma hora. Após a cerimônia, acontece um coquetel em homenagem ao escritor.

Paulo Coelho é carioca, nascido no dia 24 de agosto de 1947. É jornalista, romancista, compositor, diretor e autor de teatro. Entre seus livros de maior sucesso estão “Diário de Um Mago” (87), “O Alquimista” (88) e “Brida” (90).

É autor de 15 livros tem seu trabalho traduzido em 56 idiomas, editado em mais de 150 países. “As Confissões do Peregrino”, biografia escrita pelo jornalista espanhol Juan Arias a partir de seu depoimento, foi editada em 99.