Paul Newman anuncia que vai se aposentar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de março de 2003 as 16:08, por: cdb

O ator Paul Newman decidiu sair de cena. No México, onde participou de uma prova mundial de cart, uma de suas paixões, o astro de “Butch Cassidy” e “A Cor do Dinheiro” revelou à imprensa que seu “Estrada para a Perdição”, que no último domingo venceu o Oscar de fotrografia, foi seu último trabalho na telona.

Ao jornal Reforma, Newman acrescentou que ainda tem de cumprir um contrato com o canal pago HBO, para fazer um telefilme. “Depois disso, renuncio”, disse.

Paul Newman está com 78 anos. Coleciona dez indicações ao Oscar, a primeira por “Gata em Teto de Zinco Quente”, de 1962, em que contracena com Elizabeth Taylor. Venceu finalmente em 87, por “A Cor do Dinheiro”, de Martin Scorsese, um ano após receber o prêmio honorário pelo conjunto da obra.

Ao Reforma, Newman admitiu ter torcido para o novo filme do cineasta, “Gangues de Nova York”, faturar o Oscar. Mas apesar da dezena de indicações, Gangues saiu sem nenhuma estatueta, o grande fiasco da noite.

O próprio ator estava na disputa do Oscar 2003. Concorria ao troféu de coadjuvante, vencido por Chris Cooper, de “Adaptação”. Mas nem assim se animou a participar da festa, que já não freqüenta há alguns anos. Preferiu seguir com sua outra paixão, as corridas de carro.

“Acho que me retiro em um bom momento.”