Passaredo: Anac reavalia suspensão de voos e nível de segurança

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 15:14, por: cdb

O prefeito Edgar Bueno e o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Paulo Porsch, avaliaram como positiva a reunião realizada nesta tarde (28), em Brasília, com a diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Na oportunidade, foi aberto uma videoconferência para que o superintendente de Segurança Operacional da Anac no Rio de Janeiro, David da Costa Faria Neto, também participasse da reunião. Foram discutidos todos os aspectos relacionados à segurança do aeroporto de Cascavel, visando à manutenção do Hotran (Horário de Transporte) para o início das atividades da Passaredo Linhas Aéreas, que estava marcado para março, em Cascavel.

“Deixamos a reunião esperançosos, mas teremos que aguardar um novo posicionamento da Anac, o qual deverá ser anunciado nos próximos dias. A Anac iniciou hoje mesmo uma reavaliação de todo o processo para a elevação do nível de segurança do nosso aeroporto”, disse o prefeito Edgar Bueno.

Em dezembro de 2011 a SIA (Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária) da Anac havia acatado todas as medidas de segurança propostas pela Cettrans pela Passaredo Linhas Aéreas. Essas avaliações foram homologadas no início do mês de fevereiro de 2012. Porém, em 16 de fevereiro a Anac suspendeu o Hotran das operações em Cascavel.

Participaram da reunião o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Fábio Rabbani, assim como o diretor de Operações, Carlos Eduardo Pellegrino e a assessora parlamentar da Anac, Ilma Ferreira Lima. O deputado federal Nelson Padovani também participou.

O presidente da Cettrans, Paulo Porsch, e o prefeito Edgar Bueno detalharam toda a estrutura disponível em Cascavel em relação ao Corpo de Bombeiros, ressaltando, inclusive, o curso de capacitação do qual participaram, em 2011, integrantes do 4º Grupamento de Bombeiros e agentes da Guarda Patrimonial e da Defesa Civil de Cascavel, em Jataí-Goiás, para Combate a Incêndio em Aeródromos. O curso capacitou para situações de incêndios em aeroportos, bem como para a realização de operações de acordo com as novas normas de segurança da Anac.

Ainda segundo o prefeito, paralelamente trabalha-se na Infraero para que Cascavel conquiste um caminhão usado de bombeiros tipo Ap 2, necessário para elevar o nível de segurança do aeroporto de Cascavel de 4 para 5, o que é exigido pela Anac para a operação de aeronaves de porte superior ao das aeronaves com atuação já prevista.

“Os deputados federais Eduardo Sciarra e Nelson Padovani seguem articulando essa doação. Há esperança de conquistar isso dentro de quatro a seis meses. Além disso, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, também prometeu hoje [28] ao deputado estadual André Bueno uma licitação para compra de um veículo novo para Cascavel. Acreditamos que em breve teremos esse veículo mais moderno para se tenha, definitivamente, o atingimento do nível 5 de segurança”, finalizou o prefeito.