Partido de Tony Blair perde eleições locais

Arquivado em:
Publicado Sexta, 04 de Maio de 2007 às 10:20, por: CdB

O Partido Trabalhista, do primeiro-ministro britânico Tony Blair, foi derrotado nas eleições locais na Inglaterra, Escócia e País de Gales realizadas nesta quinta-feira.

A projeção nacional da BBC aponta que os conservadores garantiram uma fatia maior dos votos: 41%, um ponto percentual acima de 2006. O Partido Trabalhista ficou com 27%, também um ponto a mais de diferença, e o Partido Liberal Democrata teve 26%, um ponto a menos.

Apesar dos números, Blair disse que o resultado é um "bom trampolim para vencer as eleições gerais".

"As pessoas acharam que ia ser uma grande derrota, mas não foi isso o que ocorreu. Você sempre passa um aperto nas eleições de metade de mandato, mas os resultados oferecem um bom trampolim para vencer a eleição geral", disse o primeiro-ministro britânico.

A expectativa é de que Tony Blair anuncie, na semana que vem, quando deixará o cargo.

Apuração

Nas eleições da Escócia, marcadas por graves problemas no sistema de votação, o Partido Trabalhista tem dificuldades para conter o Partido Nacional Escocês, que defende a independência do país.

No País de Gales, os trabalhistas devem perder a maioria na Assembléia.

Na Inglaterra, as subprefeituras ainda contavam os votos na manhã desta sexta-feira, mas em algumas cidades, como Birmingham e Plymouth, os conservadores já tinham garantido vitória.

O líder do Partido Conservador, David Cameron, disse que a sua legenda é "o único partido nacional que pode responder por toda a Grã-Bretanha".

Já o líder do Partido Liberal Democrata, Menzies Campbell, disse que os resultados foram "mistos".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo