Parque Ecológico do Cocó sediará festival Ceará Instrumental

Arquivado em:
Publicado Domingo, 21 de Outubro de 2012 às 05:51, por: CdB

De 25 a 27 de outubro, Fortaleza recebe a segunda edição do Ceará Instrumental, festival que reúne os melhores instrumentistas do Estado em três noites de shows no Parque Ecológico do Cocó. O festival presta ainda uma homenagem ao multi-instrumentista Carlinhos Patriolino.

Música, apenas música, sem palavras! Durante três dias o Parque Ecológico do Cocó será o espaço mais musical da cidade, com o palco de seu Anfiteatro recebendo os melhores instrumentistas do Estado, alguns deles de atuação nacional e internacional, para a segunda edição do Ceará Instrumental. Oportunidade para o público e para os instrumentistas de terem a música em sua forma mais essencial - harmonias, ritmo e melodia – em primeiro plano.

Inteiramente gratuito, o II Ceará Instrumental é realizado de 25 a 27 de outubro, com apresentações a partir das 20 horas. Diariamente, serão, pelo menos, quatro apresentações, com um detalhe importante: em cada uma delas, um instrumentista cearense estará no centro das atenções.

Músicos que nos acostumamos a ver em pequenos espaços, tocando na noite, ou acompanhando intérpretes/cantores, apresentam agora trabalho próprio, contando para isso com um palco ao ar livre, uma equipe técnica de qualidade e todo o aparato necessário. Tudo para desenvolver a criatividade e potencial de sua música.

A edição deste ano faz do palco uma grande celebração da boa música cearense oferecendo ao público momentos especiais ao som de: Ítalo e Renno, Rossano Cavalcante, Rossini Cavalcante, André Rocha, Tarcísio Sardinha, Márcio Resende, Adriano Giffoni, Jazzera Trio, Thiago Almeida, Mimi Rocha, Adriano Azevedo, Miquéias dos Santos, Ferreira Júnior, Tiago Rocha, Ricardo Leite e banda Quorum, e o mestre homenageado, Carlinhos Patriolino. Em cada uma destas apresentações, mais um grupo de instrumentistas sobem ao palco para compor a festa musical.

Responsabilidade Social

Além de muita música, o repertório do Ceará Instrumental também inclui a responsabilidade social, pois oferece toda sua programação gratuitamente em um espaço público, ajudando a democratizar e divulgar nossa cultura com música de qualidade. O Ceará Instrumental busca ainda ações alternativas para ampliar este acesso. Nesta edição teremos show da dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno que abrirá oficialmente o Festival no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa no dia 25 de outubro, às 9h.

O Ceará Instrumental é uma realização da Indica Comunicação e Eventos e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, com o apoio institucional da Secretaria da Justiça do Estado do Ceará e o apoio cultural do SESC, Grupo C. Rolim, Grupo O Povo de Comunicação, Instituto de Bateria Adriano Azevedo, Condor, Equipar, Hotel Bristol, Aço Vigilância, Somatéknica, SS Iluminação, Tia Val Festas e Bala Balão.

Histórico

O Ceará Instrumental foi criado em 2010 como um espaço dedicado exclusivamente à nossa música popular instrumental. Bastante festejada, a primeira edição deu provas da qualidade de nossos instrumentistas em três dias de apresentações inesquecíveis no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em cena, uma grande jam session com frevo, maracatu, baião, xote, coco, maxixe, embolada, batuque, samba, bossa nova.

A edição foi sucesso de público, mobilizando cerca de 2.620 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, durante os três dias de apresentações. A programação contou com nove instrumentistas cearenses e convidados que se revezaram em apresentações que emocionaram todos os que estavam presentes com interpretações de músicas autorais, bem como de artistas já consagrados do meio internacional.

O artista homenageado foi Manasses de Sousa, que depôs, emocionado, ter sido esta a única homenagem recebida em sua terra natal.

Após um hiato para reformulação em 2011, o festival está de volta em novo palco, novas atrações com ânimos renovados para mostrar que a música do Ceará, diferente do que pinta o cartão postal - apenas como “a terra do forró” - é um território fértil para artistas de qualidade, um celeiro de talentosos e virtuosos instrumentistas!

Serviço

II Ceará Instrumental – Um evento sem palavras

De 25 a 27 de outubro, a partir das 20 h no Anfiteatro do Parque Ecológico do Cocó

Entrada gratuita

Informações: 3246.3402

Fonte: Secult
 

 

..

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo