Parque Chico Mendes inaugura sua sede

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 3 de agosto de 2001 as 14:29, por: cdb

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fundação RIOZOO inauguram neste sábado, às 10h, a nova Sede do Parque Ecológico Municipal Chico Mendes. O projeto também incluiu a criação do “Viveiro e Quarentenário” para os jacarés-de-papo-amarelo e da “Torre de observação (10m)”, a limpeza da Lagoinha das Tachas, o tratamento paisagístico das “Trilhas” – com o plantio de cerca de 500 mudas entre árvores frutíferas e plantas de uso ornamental, além da inauguração do Horto (plantio de mudas nativas) e da Horta (plantio de hortaliças) – esta em conjunto com a comunidade local.

Durante o evento haverá show com o mágico Gerard para a garotada das comunidades vizinhas, visita guiada às novas atrações e à exposição “Vida de Inseto”.
A idéia principal é a máxima utilização da área desta “Unidade de Conservação Ambiental/UCA”, através da recuperação de sua flora e fauna (rica especialmente em aves) com a utilização estrita de espécies nativas da Mata Atlântica; cuja preocupação maior foi de recuperar o ecossistema de restinga – em grande parte destruído. A restinga, os mangues e os recifes de corais formam o “Bioma da Zona Costeira” – típico de nosso litoral e ainda pouco conhecido pelos pesquisadores, mas de grande valor ambiental.
Símbolo do Chico Mendes, o jacaré que já foi abundante em toda a região, deu o nome à Baixada de Jacarepaguá – que significa em tupiguarani “Lagoa dos jacarés” ou “Vale dos jacarés”.