Parceria leva kits de proteção individual para catadores de material reciclado em Palmas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 15:07, por: cdb

18 de Abril de 2012 – 18h04

Parceria leva kits de proteção individual para catadores de material reciclado em Palmas

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Palmas e a Empresa Coca-Cola distribuiu kits de proteção individual e uma tenda para catadores de material reciclável em Palmas.

Um trabalho realizado em parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), e a empresa Cola-Cola entregou na tarde desta quarta-feira, 18, 42 Kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e uma tenda 12×12 para a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa). A entrega do material foi realizada às 16h, na sede da Diretoria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Teothônio Segurado, Quadra 402 Sul, área verde do antigo AMA.


O evento contou com a presença da diretora de Meio Ambiente, Sandra Sonoda; a gerente de Educação Ambiental, Silvia Cecília; o chefe de gabinete da Semasp, Mario Nania; o gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Refrescos Bandeirantes (Coca-Cola), Douglas Lacerda; o gerente Comercial Regional da Refrescos Bandeirantes, Marcelo Tavares; a presidente da Ascampa, Terezinha de Jesus Lima de Souza, e demais associados e autoridades. A entrega dos EPI’s é uma das ações do termo de compromisso celebrado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e a empresa Coca-Cola, para compensações ambientais e no projeto de apoio às instituições que desenvolvem trabalhos de reciclagem.


A diretora de Meio Ambiente, Sandra Sonoda, agradeceu a parceria feita com a empresa Coca-Cola e o empenho dos catadores de material reciclado nesta causa. “Esse é mais um passo no trabalho que a gente tem desempenhando desde 2005. Nós buscamos oferecer toda a ajuda que podemos a essa associação que presta um grande trabalho”, disse. O chefe de gabinete da Semasp, Mario Nania, ressaltou que o trabalho destes catadores contribui na limpeza da cidade.  “Palmas não tem lixão, temos aterro sanitário e graças ao trabalho desses profissionais somos referência no tratamento de resíduos”.


O gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Refrescos Bandeirantes, Douglas Lacerda, defendeu que a empresa desempenha esse trabalho junto às cooperativas e prefeituras na busca de atingir a logística reversa de materiais. Segundo ele, as cooperativas recebem este apoio e em contrapartida tem que atingir metas de recolhimento de garrafas pet. No intervalo de um ano, as cooperativas que se destacaram recebem R$ 2 mil em prêmios como forma de incentivo. “Onde estiver implantada a coleta seletiva na nossa região nós iremos apoiar”, afirmou.


Doação de terreno e infraestrutura para a Ascampa

A Gerente de Educação Ambiental da Semasp, Silvia Cecília, anunciou também que a finalização do processo de doação de área para a construção do galpão da Ascampa. A prefeitura doou a associação uma área de dois mil metros quadrados, localizada na Quadra 403 Norte, Alameda 1. “Este é um momento ímpar para os catadores de material reciclável. São dois mil metros para vocês trabalharem e se organizarem”, disse. Ainda segundo a gerente uma verba de R$ 46,5 mil foi destinada pela prefeitura para a construção do muro, calçada e banheiro no local.


Falando em nome dos associados, a presidente da Ascampa agradeceu pelo apoio e pelo no espaço de trabalho e reforçou que o trabalho é árduo, mas que eles não irão desistir nem desanimar. “Nós não vamos desistir dessa luta porque somos pessoas guerreiras, nós temos que ajudar a natureza e é nesse trabalho que nés ganhamos o nosso dinheiro”, finalizou.

 


Helton Gonzaga