Parceria da prefeitura de Cuiabá e Votorantim Cimentos leva melhorias a saúde da Guia e Aguaçu

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 13:38, por: cdb

A prefeitura de Cuiabá e a Votorantim Cimentos – em parceria com o Instituto Votorantim- assinaram o protocolo de intenções para construção de um novo Posto de Saúde no Distrito de Aguaçu e a reforma do atual Posto de Saúde do Distrito de Guia, regiões de entorno da nova fábrica da Votorantim na Grande Cuiabá. O ato aconteceu nesta segunda-feira (27-02), em uma solenidade no Posto de Saúde da Guia.

Com a parceria, aproximadamente de 15 mil moradores dos dois distritos serão beneficiados com os projetos. O novo posto de saúde do Aguaçu, que ocupará uma área de 190m2, será construído em um terreno cedido pela prefeitura de Cuiabá, e fica situado na Rodovia Estadual MT 402, KM 17,5.

No distrito de Nossa Senhora da Guia, o projeto prevê a reforma das atuais instalações da unidade de saúde da família. O local será adequado às boas práticas, previstas nas Normas do Ministério da Saúde.

Representando o prefeito de Cuiabá em exercício Júlio Pinheiro, o secretário Municipal de Saúde, Lamartine Godoy, frisou que a parceria melhorará consideravelmente as condições de serviços dos servidores municipais, e principalmente as condições do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de ambos os distritos.

Lamartine disse ainda que em breve os distritos contarão com uma ambulância zero quilômetro. “Estamos em processo licitatório. Acredito que em março o certame esteja concluído”, discorreu. Conforme o secretário são parcerias como esta que auxiliam no avanço da saúde cuiabana.

Para o gerente Geral de Projetos da Votorantim Cimentos, Zeno Del Carlos, a ação faz parte do compromisso da Votorantim Cimentos e do Instituto Votorantim em cooperar para o desenvolvimento local e estabelecer um compromisso de longo prazo com a comunidade de Cuiabá.

Estrutura

Com a conclusão da reforma do Posto de Saúde da Guia, a equipe terá condições de proporcionar melhor atendimento à comunidade local. De acordo com a gerente Geral do PSF do distrito, Juliana Pinheiro, atualmente são realizados cerca de 40 a 50 atendimentos diários, quando o limite seria 30 deles.

“Com a reforma e ampliação, teremos estrutura não só para atender os casos do PSF, como também de Pronto-Atendimento, que acabam sendo encaminhados para cá”, contou Juliana.

 

Desenvolvimento

A Votorantim Cimentos está construindo uma fábrica de cimento entre os distritos de Guia e Aguaçu prevista para iniciar as operações em julho de 2012. Com capacidade para produzir cerca de 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano, a nova unidade irá dobrar a capacidade de fornecimento para a região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente a empresa conta com uma unidade em Nobres, que produz cerca de 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano.

A nova unidade faz parte da estratégia da empresa para descentralização e interiorização do consumo de cimento no País. A empresa consolida o maior investimento de sua história: são R$ 5 bilhões em 22 novas fábricas, no período de 2007 a 2013. Ao final de 2013, a empresa terá 35 fábricas de cimento no País, com destacada atuação em todas as regiões.

Fonte:  Sandrine Gahyva (Secom Cuiabá) e Assessoria Votorantim-3645-6054