Parceria com o Sebrae oferece formação a Monitores na cidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 12:26, por: cdb

Parceria com o Sebrae oferece formação a Monitores na cidade

Cerca de 600 monitores que atuam nas escolas da rede municipal se reunirão, na próxima sexta-feira, 2 de março, no Teatro Raul Cortez, para a segunda etapa da formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os monitores trabalham nos programas Mais Escola e Escola Aberta e desde o ano passado participam da formação continuada.

Durante o encontro, eles vão participar de palestras motivacionais e de apresentação de propostas metodológicas para os dois programas. Na ocasião será divulgada, também, a ampliação do número de escolas nas duas iniciativas. O Programa Escola Aberta passará de 17 para 110 escolas e o Programa Mais Escola, que existia em 110 unidades, será ampliado para 126.

Parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, o Programa Escola Aberta incentiva a abertura das escolas nos finais de semana para que os moradores da comunidade participem de atividades diversas e recebam formação que lhes propiciem uma geração de renda. Já o Programa Mais Escola é uma iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias, que mantém os alunos nas unidades por até sete horas, em atividades extraturno e suprindo também suas necessidades alimentares com lanche e refeições.

Os monitores trabalham em regime voluntariado e são universitários ou já concluíram a formação acadêmica. Eles são moradores das áreas do entorno das escolas e atuam em diversas áreas, promovendo atividades educativas, culturais e esportivas para alunos e suas comunidades.

O evento, que vai contar com a presença do prefeito José Camilo Zito e da secretária de Educação, professora Roberta Barreto, está marcado para às 9h. O Teatro Raul Cortez fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer, no Centro.

Texto: Nelson Soares

Palavras-chave

Duque de Caxias, Zito, SME, Sebrae, Programa Escola Aberta, Programa Mais Escola, Governo Federal, Teatro Raul Cortez, Centro Cultural Oscar Niemeyer