Paraná inicia novo mecanismo de combate à dengue

Arquivado em:
Publicado Quinta, 06 de Novembro de 2003 às 12:38, por: CdB

O ministério da Saúde está implantando um novo projeto de combate à dengue em quatro municípios do Paraná. O objetivo é combater o mosquito aedes aegypti com maior rapidez e eficiência. O trabalho de levantamento de dados que demorava dois meses, agora está pronto em uma semana.

As agentes de saúde percorrem as casas previamente sorteadas por um programa de computador. Os dados são jogados no sistema que processa os resultados rapidamente. O índice de infestação do mosquito é obtido por amostragem. Em Maringá foram encontrados possiveis focos de dengue em 1,5 % das 5 mil residências visitadas. Em 80 casas foram encontradas larvas do mosquito, um número aceitável pela Organização Mundial da Saúde, que tem como tolerância até 2%.

O programa do Ministério da Saúde é inédito e está sendo desenvolvido em Maringá, Londrina, Foz do Igauçu e Curitiba e depois será levado para o restante do estado. Com os resultados em mãos, os trabalhos de combate passam a ser centralizados. Segundo a Secretaria de Saúde, em 2002 foram registrados no Paraná 13.167 casos de dengue, com 5013 casos foram confirmados.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo