Paraná começa a receber doses da vacina contra H1N1

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de março de 2010 as 11:19, por: cdb

As 167 mil doses de vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – que o Paraná dispõe para a primeira etapa da campanha já estão sendo encaminhadas para as regionais de saúde do estado. A imunização começa na próxima segunda-feira. Profissionais de saúde e indígenas serão os primeiros vacinados.

Segundo a coordenadora do programa estadual de imunizações, Beatriz Bastos Thiel, as pessoas que estão com sintomas de alguma doença devem aguardar até que melhorem para depois tomar a vacina.

No total, o Paraná deverá receber cerca de 5 milhões de doses da vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. De acordo com o último boletim sobre a doença no Estado, divulgado no último dia 18, desde o início da epidemia, em abril de 2009, foram confirmados mais de 63 mil casos. Destes, 294 doentes tiveram complicações e morreram. Um novo boletim será divulgado na quarta-feira.

A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde do Estado, Ana Helfer, afirmou que, na segunda-feira, quase todos os casos de gripe no Pará são causadas pelo vírus Influenza H1N1. Ela atribuiu o fato, principalmente, à grande quantidade de chuvas que atinge toda a Região Norte neste período.

– O período chuvoso favorece os aglomerados, que favorecem a transmissão de todas as doenças respiratórias. Como na nossa região está ocorrendo a circulação prioritária do vírus H1N1, automaticamente a doença respiratória que tem mais acontecido é a gripe A – observou Ana Helfer.

A partir de março, a Secretaria de Saúde vai coordenar as ações de vacinação contra a doença. O trabalho começará por grupos prioritários, em quatro etapas, de 8 de março a 7 de maio.